Core-PB

Atendimento online
Clique aqui e tenha acesso aos principais serviços pelo Setor de Atendimento do Core-PB.
  • info
    Transparência e prestação de contas
  • denuncie
    Denuncie o exercício ilegal da profissão
  • info
    Transparência e prestação de contas
  • denuncie
    Denuncie o exercício ilegal da profissão

Ibovespa tem volatilidade nesta segunda-feira, de olho no exterior e à espera de balanços

Ibovespa tem volatilidade nesta segunda-feira, de olho no exterior e à espera de balanços

Na última sexta-feira, o principal índice do mercado de ações brasileiro subiu 0,19% nesta sexta, aos 108.464 pontos. 

O Ibovespa, principal índice da bolsa de valores de São Paulo, a B3, tinha volatilidade nesta segunda-feira (15), operando entre altas e baixas na medida em que investidores acompanhavam os mercados internacionais e seguiam na expectativa pelos balanços corporativos do dia.

Às 14h30, o índice subia 0,25% aos 108.733 pontos. Veja mais cotações.

Na última sexta-feira, o Ibovespa teve alta de 0,19%, aos 108.464 pontos. Com o resultado, encerrou a semana com alta de 3,15, além de acumular:

  • Ganhos de 3,86% no mês;
  • Recuo de 1,16% no ano.

 

O que está mexendo com os mercados?

Os economistas do mercado financeiro elevaram as projeções para o Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) para este ano mais uma vez. De acordo com o Boletim Focus divulgado nesta segunda-feira (15), as expectativas para a inflação oficial do país em 2023 subiram de 6,02% para 6,03%.

Com isso, as estimativas ainda superam a meta de inflação definida pelo governo, fixada em 3,25% pelo Conselho Monetário Nacional (CMN). Ela será considerada formalmente cumprida se oscilar entre 1,75% e 4,75%.

Já para 2024, as projeções para a inflação caíram de 4,16% para 4,15%. A meta inflacionária para o ano que vem é de 3,0%, podendo oscilar entre 1,5% e 4,5%.

Ainda no cenário doméstico, investidores aguardam a apresentação do parecer do arcabouço fiscal pelo relator Cláudio Cajado (PP-BA) nesta segunda-feira.

No exterior, o destaque permanece com a renegociação do teto da dívida dos Estados Unidos. O presidente Joe Biden (democrata) quer elevar o teto para que o governo consiga arcar com as despesas do país, mas nas últimas semanas vinha enfrentando certa resistência da oposição.

Analistas do BTG Pactual pontuam que as expectativas são de que, nesta semana, haja progresso nas negociações e destacam que está prevista para amanhã uma reunião de Biden com o presidente da Câmara, Kevin McCarthy (republicano), o que traz otimismo ao mercado.

Na Europa, a produção industrial da zona do euro caiu muito mais do que o esperado em março.

A agência de estatísticas da União Europeia, Eurostat, informou que a produção recuou 4,1% em março em relação ao mês anterior, com uma queda de 1,4% na comparação anual. Economistas consultados pela Reuters esperavam uma queda mensal de 2,5% e um ganho de 0,9% na comparação anual.

Fonte: G1\ Confere